Ao Médico

Consentimento Informado

Hospital Santa Helena

 

Prezado Doutor(a)

O termo de consentimento informado permite que o paciente possa tomar decisões sobre os tratamentos e procedimentos propostos a ele. Após ter  recebido as informações pertinentes, o paciente ou responsável registrará com sua assinatura o documento consentindo ao médico a realização de determinado procedimento.

Esse procedimento assegura  que o paciente esteja orientado e que possa optar pelo consentimento do seu tratamento. Delimitando a responsabilidade do médico que realiza os procedimentos.

Consentimento Informado é obrigação ética do médico – conforme capítulo IV, art. 22 do Código de Ética Médica – e atende ao direito do paciente de obter orientações e decidir livremente sobre o procedimento ao qual será submetido.

O Hospital Santa Helena orienta seus médicos a obterem o Consentimento Informado de seus pacientes. Tal documento deverá ser assinado pelo próprio paciente ou responsável.

O consentimento será preenchido em 2 vias, uma para o paciente e uma ficará no prontuário. O termo está disponível através deste site e com os profissionais do corpo clínico.

 Download dos termos de consentimento

Acesse aqui:

Termo de Ciência e Consentimento para Procedimentos Invasivos e Cirurgias 

Termo de Ciência e Consentimento para Artroplastia de Quadril e de Joelho

Termo de Ciência e Consentimento Transfusão de Hemocomponentes