Direitos e Deveres

O Hospital Santa Helena possui políticas e procedimentos para assegurar aos pacientes os seus Direitos e Deveres.

DIREITOS
Obter um atendimento digno, atencioso e respeitoso por parte de todos os profissionais
de saúde, sem discriminação de qualquer natureza.
Ser identificado e tratado pelo seu nome e sobrenome, e não por códigos, números, nome
de sua doença ou de forma genérica, desrespeitosa ou preconceituosa.
Ser respeitada a sua crença espiritual e religiosa, receber ou recusar assistência moral,
psicológica, social e religiosa.
Informações claras, simples e compreensivas, adaptadas a sua condição cultural, a
respeito das ações diagnósticas e terapêuticas, a duração do tratamento, a localização da
sua patologia, a necessidade de anestesia, o instrumental a ser utilizado e quais regiões
do corpo serão afetadas pelos procedimentos.
Ser prévia e expressamente informado, bem como consentir ou recusar de forma livre,
voluntária e esclarecida, quando o tratamento proposto for, total ou parcialmente,
experimental, ou fizer parte de protocolos de pesquisa.
Receber do profissional adequado, presente no local, auxílio para melhoria do seu
conforto e bem estar.
Receber e ser orientado sobre o consentimento informado que deve ser lido e
assinado antes de procedimentos cirúrgicos e outros, quando indicado.
Exigir que o hospital cumpra todas as normas de prevenção e controle de infecção
hospitalar – conforme o regulamentado pelos órgãos competentes.
O paciente tem direito de encontrar seu prontuário preenchido corretamente e legível.
Esse prontuário deverá conter o conjunto de documentos padronizados do histórico do
paciente, princípio e evolução da doença, raciocínio clinico, exames, conduta terapêutica
e demais relatórios e anotações clinicas.
Ter sua privacidade, individualidade e integridade física, asseguradas em qualquer
momento do atendimento, e na satisfação de suas necessidades fisiológicas, respeitando
os seus valores éticos e culturais e a confidencialidade de toda e qualquer informação
pessoal e segurança do procedimento;
Receber informações sobre medicamentos que lhe serão administrados.
Receber informação, quando solicitar, sobre a procedência do sangue e
hemoderivados e poder verificar, antes de recebê-los, os carimbos que atestam
sua origem, sorologias efetuadas e prazo de validade. Todas essas
informações deverão constar no prontuário do paciente.
Revogar a qualquer tempo, ou recusar livremente, uma vez devidamente
esclarecido os riscos inerentes, os procedimentos médicos sejam eles
diagnósticos, terapêuticos ou mesmo avaliações clínicas, desde que não haja
risco de morte.
Gestantes, idosos, crianças e adolescentes tem legalmente garantida
prioridade de atendimento nos serviços de saúde, respeitadas as situações de
urgência e emergência.
Em caso de menor, incapacidade ou impossibilidade de manifestação de
consentimento, o mesmo poderá ser realizado por representante legalmente
autorizado.
Ter acesso à tabela de preços para os serviços médicos e hospitalares, que
ficará a disposição no Hospital, bem como as contas relativas ao tratamento
prestado, em que deverão constar medicações utilizadas, taxas hospitalares e
todos os procedimentos a que o paciente foi submetido.
Ter livre acesso a qualquer procedimento diagnóstico e terapêutico disponível
na Instituição, desde que indicado por médicos responsáveis.
Poder indicar familiar ou responsável para tomar decisões a respeito dos
procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, inclusive no que se refere a
tratamentos, cuidados e procedimentos extraordinários para prolongamento da
vida.
O paciente tem direito de receber visitas de amigos e parentes em horários pré
estabelecidos que não comprometam as atividades dor profissionais que atuam
no serviço, de acordo com as normas e regulamentos do hospital.
A instituição apóia o direito do paciente em buscar uma segunda opinião em relação ao seu
diagnostico ou tratamento, dentro ou fora da instituição, ficando sobre a responsabilidade
do paciente ou família o custo.
Ser devidamente orientado e treinado, se necessário, sobre como conduzir seu tratamento
após a alta, recebendo instruções e esclarecimentos médicos claros, escritos de forma
legível, visando buscar sua cura, reabilitação além da prevenção de complicações.
Ser informado sobre todos os direitos acima, sobre as normas e regulamentos do Hospital e
sobre os canais de comunicação institucionais para obtenção de informações,
esclarecimento de dúvidas, podendo expressar suas preocupações e queixas para a
direção da Instituição.

 

DEVERES
O paciente e/ou seu representante legal tem o dever de dar informações precisas e
completas nas consultas e internações sobre o seu histórico de saúde, doença prévias,
queixas, enfermidades e hospitalizações anteriores, história de uso de medicamentos,
drogas, reações alérgicas e demais informações relacionadas à sua saúde.
Durante a internação deve utilizar somente as medicações prescritas pelo Hospital, salvo
as autorizadas pelo médico responsável pelo seu atendimento e acompanhamento.
Expressar se compreendeu as informações e orientações recebidas, visando a cura dos
agravos à sua saúde, a prevenção das complicações ou sequelas, sua reabilitação e a
promoção de sua saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas.
. Informar ao profissional de saúde ou à equipe responsável sobre qualquer fato que ocorra
em relação a sua condição de saúde.
Assumir a responsabilidade pela recusa a procedimentos, exames ou tratamentos
recomendados e pelo descumprimento das orientações do profissional ou da equipe de
saúde.
Indicar um familiar ou responsável para decidir em seu nome a cerca de tratamento, caso
esteja impossibilitado de fazê-lo.
Ter em mãos seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que
estejam em seu poder.
Honrar o seu compromisso financeiro com o Hospital, saldando, ou fazendo saldar por
responsável financeiro, seu atendimento médico-hospitalar, tanto no que se refere às
contas hospitalares, quanto aos honorários de seus médicos assistentes.
Providenciar todos os documentos necessários para autorização e aprovação
de atendimento e tratamento pelo seu convênio médico ou assemelhado,
entregando as guias de autorização, ou comunicando sua recusa ao Hospital.
Zelar e solicitar que os seus visitantes, acompanhante e amigos contribuam
para o bem-estar de todos nas dependências do Hospital, atendendo e
respeitando a proibição de uso de fumo e derivados do tabaco, bebidas
alcoólicas e ruídos, colaborando com a segurança e limpeza do ambiente.
Agir com urbanidade, cortesia e discrição nas dependências do Hospital,
respeitando e fazendo ser respeitado por seu acompanhante e visitantes os
direito dos demais pacientes, empregados e prestadores de serviços, bem
como as normas internas do Hospital.

Referências Legais
1. Constituição da República Federativa do Brasil.
2. Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3. Código Civil Brasileiro (Lei 10.406, de 10/01/2002).
4. Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 11/09/1990).
5. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 13/07/1990).
6. Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 1/10/2003).
7. Portaria da Saúde nº 1.286, de 26/10/1993 e nº 74, de 04/05/1994