O Institucional

Com 38 anos de bons serviços prestados à comunidade contagense e região, o Hospital Geral Santa Helena, referência em assistência médica na cidade, segue em processo de melhorias contínuas de aprimoramento, agora sob a gestão do Grupo Ortocenter, que conta com profissionais experientes em gestão hospitalar, nas áreas financeira, administrativa e assistencial, prestando serviços médicos diferenciados, humanizados e comprometidos com a ética profissional, dedicação e credibilidade, nas mais importantes instituições de saúde do Estado.
Localizado no bairro Eldorado, o Hospital Santa Helena passa por inovações no âmbito administrativo e operacional, para ostentar a condição de Hospital Geral e certificações, através da implantação de uma nova política de modernização, voltada para o atendimento em várias especialidades, com destaque para os setores de ortopedia, urologia, neurologia, angiologia e cirurgias. A proposta é promover a satisfação dos seus pacientes através do melhor atendimento e segurança, proporcionando a possibilidade de crescente qualidade de vida de seus pacientes.


Modernização 

Em apenas quatro meses de atuação do Grupo Ortocenter, o Hospital já passou por importantes mudanças estruturais. Seguindo a tendência de hospitalização implantada nos centros mais avançados, e adequada às certificações de qualidade, a primeira ação foi à contratação de profissionais de saúde, para reforçar o quadro operacional. Segundo a diretoria administrativa/financeira, Flávia Nápoles, atualmente são 150 colaboradores capacitados, com vasta experiência no setor da saúde, entre médicos clínicos e especialistas, enfermeiros técnicos e auxiliares, servidores administrativos e gerais, aptos a garantir o melhor atendimento aos pacientes.
Em seguida, o foco foi na reforma e modernização dos ambulatórios de atendimento médico e de Pronto Atendimento (PA), com todos os consultórios sendo reformados e equipados para garantir segurança e agilidade no atendimento aos pacientes. O mesmo ocorre com os 50 leitos, com a troca de piso, instalações sanitárias e adequações de mobilidade nos quartos. Os apartamentos também ganharam serviços telefônicos, TV a cabo e frigobar.
Também a recepção e as salas de espera mereceram atenção especial da nova direção do Hospital, passando por um processo de pintura e modernização do mobiliário, que proporcionam maior conforto aos pacientes e familiares. E, para coroar as reformas estruturais, o Grupo Ortocenter adquiriu os mais modernos equipamentos para ajudar médicos e enfermeiros na realização de cirurgias, tornando as intervenções cada vez mais eficientes, e muito mais seguras.

Diferencial no atendimento

Desta forma, em uma estrutura moderna e composta por médicos especializados em clínica geral, ortopedia, urologia, pediatria, buco maxilo e cirurgias, o Pronto Atendimento do Santa Helena, garante aos pacientes o diferencial de sempre serem direcionados para um especialista. Atendidos por uma equipe de enfermeiros graduados e capacitados, os pacientes que chegam aos atendimentos são avaliados pela equipe e após a triagem recebem o encaminhamento adequado, reduzindo tempo de atendimento, os riscos e garantindo mais segurança aos procedimentos.
Nesta nova gestão também foram implantados o sistema de atendimento específico formada por uma Equipe de Internistas, o que também vem diferenciando o Santa Helena de outras instituições hospitalares, uma vez que estes profissionais acompanham os pacientes durante todo o período de internação.
Outro destaque está na área de Ortopedia, que está equipado para a realização de procedimentos cirúrgicos de joelho, quadril e ombro, coluna, bucomaxilofacial, de mão, ombro e cotovelo, pé e tornozelo, auxiliados com a vídeo-artroscopia.
Além disso, o hospital pleiteia ser referência em outras especialidades de cirurgia, também disponibilizando serviços de tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiologia, endoscopia, laboratório de análises clínicas, além de ressonância magnética, o único que ainda não acontece no prédio da unidade, sendo realizado na Rua Ouro Preto, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, mas que, em breve, já será oferecido em Contagem.
O Santa Helena também garante aos pacientes o atendimento eletivo, com consultas, exames e cirurgias em Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Otorrino, Pneumologia, Neurologia e Psicologia, bem como em exames de Tomografia, RX, ECG, Endoscopia, Ultrassonografia, Audiometria e exame de Urologia a laser.

Capacitação e certificações 

As adequações e a implantação de um sistema de informática ocorrem em todos os setores do hospital, para adequar as tarefas no modo online, o que vai proporcionar melhoria no funcionamento no contexto geral da instituição. De acordo com a gerente de Enfermagem, Alessandra Barroso, “este processo de informatização, além de contribuir, em muito para o funcionamento interno do hospital, vai ajudar no controle e agilidade no atendimento”, coloca.
Assim, todo o processo de modernização, que inclui reformas e aquisições de equipamentos, são procedimentos iniciais para que, em breve, o Hospital Santa Helena seja certificado pelas mais renomadas Instituições de Qualificação Hospitalar. Para tanto, foi implantado o Setor da Qualidade, cujo objetivo principal é adequar a instituição às exigências e normas das certificações, se tornando referência em saúde, em Contagem.
Atentos para o que há de mais moderno na área hospitalar, a nova gestão do Santa Helena também oferece aos seus colaboradores, cursos de capacitação e projetos de educação continuada. Para isto, o Grupo Ortocenter disponibiliza um espaço totalmente equipado para a realização de workshops, e simulação de cirurgias e procedimentos médicos em tempo real, tudo para garantir o melhor atendimento e satisfação dos pacientes.
Dentro deste aspecto, o economista e integrante do comando do Grupo Ortocenter, Marco Lemos, se mostra extremamente confiante no cumprimento das metas e objetivos traçados pela nova diretoria. “Acredito que estamos no caminho certo, e que as novas medidas vão contribuir, em muito, para o crescimento do Hospital, do pessoal e, sobretudo, na satisfação dos pacientes”, assinalou o dirigente.

Planos Futuros
Após as adequações dos procedimentos para pleitear as certificações e ISO, o próximo passo para a nova gestão está em firmar parcerias importantes com instituições de saúde  para ampliar os projetos de especialidades médicas e atendimento e implantar um CTI  de grande porte no Hospital.